luto

Morre, no Santuário de Schoenstatt, a irmã Vitória Koch

da redação


Foto: Divulgação
Irmã Vitória, ao centro, junto às crianças do Centro de Referência Familiar Recanto do Sol

A irmã Vitória Koch morreu neste domingo em Santa Maria, aos 82 anos. Ela sofria de Alzheimer e estava sendo cuidada pelas irmãs do Schoenstatt, onde fez os últimos trabalhos com crianças no turno oposto ao da escola. 

Vitória nasceu a 8 de março de 1936 em Coblença, na Alemanha. Em 4 de agosto de 1956 entrou para o Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt e, em março de 1957, chegou ao Brasil. Trabalhou, inicialmente, em Santa Cruz do Sul, onde atuou na assistência social e na catequese junto às periferias da cidade por cerca de 30 anos. Em Santa Cruz do Sul,  recebeu o título de Cidadã Honorária e era chamada de "Madre Teresa de Santa Cruz".

Chegou em Santa Maria no ano de 1999. Desenvolveu o seu trabalho social e pastoral nas capelas da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Camobi. A última grande obra da irmã foi o Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol), também em Camobi. A ideia era tirar da rua as crianças no período em que não estavam na escola, oferecer apoio em suas necessidades e promover suas habilidades. Mesmo já debilitada, Vitória acompanhou todas as etapas da construção do Cefasol e teve a alegria de visitá-lo algumas vezes depois de já estar em funcionamento.


Foto: Divulgação

Em dezembro de 2011, a irmã foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Santa Maria, onde recebeu a comenda João Luiz Pozzobon, pela sua atuação junto às famílias do Bairro Camobi. Nos últimos sete anos, porém, permaneceu acamada na enfermaria da Casa Provincial das Irmãs de Maria de Schoenstatt, em Santa Maria.

O corpo da irmã foi sepultado às 8h desta segunda-feira no Cemitério das Irmãs de Maria, que fica junto ao Santuário. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu o serralheiro aposentado e ex-futebolista Ivanoé Oliveira Anterior

Morreu o serralheiro aposentado e ex-futebolista Ivanoé Oliveira

Morreu a comerciante Santina Rosa de Christo Próximo

Morreu a comerciante Santina Rosa de Christo